As coisas mudaram...e mudarão!!!
\parece um pouco de saudosismo, mas é pura surpresa.
Quando se vive olhando para aquilo que não se consegue ou aquilo que está difícil, parece que nunca muda.
Mas se continuarmos agindo e deixarmos as coisas seguindo seu rumo, quando formos ver, já era.
Já mudou.
Vou lhes dar um exemplo de mudança e derrubada total de preconceito.
Em 1979 ou 1980 mais ou menos, portanto há 33 ou 34 anos atrás ( que gostoso falar assim) eu estava participando do meu primeiro estágio como estudante de psicologia numa escola de alunas com necessidades especiais ( na época excepcionais) e muito me surpreendia com o desenvolvimento delas quando estimuladas.
Comecei a perceber que era muito importante a estimulação, o olhar positivo e a participação positiva na vida daquelas meninas.Tanto é que de segunda a sexta era uma alegria o progresso delas,mas no final de semana era difícil porque a família nem sempre ajudava. Às vezes na ânsia de querer a melhora acabava prejudicando ( paparicando) . Outros por não querer entender muito sobre o deficit de QI, acabavam ignorando e passando por cima. Sei que no início da semana quando chegavam para a escola, estavam rebeldes.
E eu pedia a Deus que desse uma destinação diferente na vida destas criaturas.
Estes dias,passados alguns anos, eu estava em casa e assisti a uma propaganda que me levou às lágrias em fração de segundos. Dizia o seguinte:"Síndrome de Down não é doença".
Aquela frase me fez lembrar o meu velho desejo e pude finalmente comemorar em paz.
Graças a Deus, a visão das coisas está melhorando.
Esta é a minha maneira de desabafar de forma simples sobre algo que me fez estudar a vida, a psicologia e o desenvolvimento humano de forma geral.
Só nos resta continuar a luta derrubando paradigmas aqui e ali. Vamos a eles. Obrigada.
Comentários
Postar um comentário